A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2012: ANO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO 'REI DO BAIÃO'


Para posteriormente nenhum fã, amigo e - principalmente - as  chamadas autoridades da área cultural deste nosso chamado 'Brasil de memória curta', alegar esquecimento, estamos informando que este ano de 2012 é o ano do centenário de nascimento do cantor, compositor e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga.
Portanto, ano em que todos - em especial, nós nordestinos -  temos por obrigação reverenciar - in memoriam - o 'Rei do Baião' prestando ao mesmo as justas e devidas homenagens.
Gonzaga nasceu em uma sexta-feira, 13 do mês de dezembro de 1912, na fazenda Caiçara no município de Exu - PE, de onde partiu em 1929 para com o seu talento 'conquistar o Brasil e o mundo'.
Foram 'léguas e léguas tiranas' percorridas pelo filho de Januário e Mãe Santana e irmão de João, Efigênia, Severino, José, Raimunda, Francisca, Maria do Socorro e Aluízio.
Somente no final da 'era de 80',  Gonzagão voltou definitivamente para o seu cantado e  decantado Sertão do Araripe, após falecer às 5:15hs da quarta-feira, 02 de agosto de 1989, no hospital Santa Joana em Recife - PE, vitimado por complicações decorrentes de um câncer de próstata. Tinha 77 anos incompletos.
Hoje, repousa sob o solo da sua amada Exu.
Antes de partir, Luiz Gonzaga deixou o seguinte recado: "Gostaria que lembrassem que sou filho de Januário e dona Santana. Gostaria que lembrassem muito de mim; que esse sanfoneiro amou muito seu povo, o Sertão, decantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, Decantou os valentões, os covardes, e principlmente o amor. Espero que se lembrem de mim e se lembrem, principalmente, que fui honesto e criei filhos. E eu amo muito a vida. Deixo um exemplo de trabalho, de paz, de amor."
----------------------------------------
O Rei partiu deixando saudades.
Oxalá que os seus súditos e admiradores não o deixe no esquecimento.
------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Anônimo disse...

CARO JORNALISTA.

MUITO OPORTUNA SUA MATÉRIA.
REALMENTE LUIZ GONZAGA MERECE TODAS AS HOMENAGENS POSSÍVEIS.
ALÉM DE SER PARA SEMPRE O REI DO BAIÃO, GONZAGA TAMBÉM TEM QUE SER LEMBRADO COMO A PESSOA QUE TROUXE PAZ A EXU, QUE POR MUITOS ANOS VIVEU UMA BRIGA ENTRE DUAS FAMILIAS.

AILTON
RECIFE - PERNAMBUCO