A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quarta-feira, 20 de maio de 2015

POESIA POPULAR NORDESTINA

CHORANDO, LEVANDO PONTA
BEBENDO CANA E ROENDO.
Gonga Monteiro
  
Esse adorno impopular,
Tão deprimente e imundo, 
Eu jurava a todo mundo
Jamais na cabeça usar. 
Mas ela, ao me ouvir jurar,
Deu-me esse golpe estupendo 
Que me fez ficar sofrendo
Mil por cento além da conta, 
Chorando, levando ponta,
Bebendo cana e roendo.
- - - - -
Mulher depravada e louca,
Cadê o seu compromisso?
Por que você me fez isso,
“Infeliz da costa oca?”
Eu, que nunca andei de “touca”,
Hoje estou andando e vendo
Que as galhas que vão nascendo 
Me deixam de cuca tonta,
Chorando, levando ponta, 
Bebendo cana e roendo.
- - - - - 
Enquanto a peste empeçonha
Nosso amor que eu zelei tanto, 
Eu vou procurando um canto
Pra me esconder com vergonha… 
Mas a dor é tão medonha
Que enquanto estou me escondendo 
Ouço outro “corno” dizendo,
Com voz que me desaponta: 
“Vou morrer levando ponta,
Bebendo cana e roendo”.

<<<<<>>>>> 

Nenhum comentário: