A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

domingo, 7 de abril de 2013

FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE JARDIM DO SERIDÓ (RN)

     - CIRIACA -    

Esmolando pelas ruas de Jardim do Seridó ela transitava diariamente implorando a caridade alheia, tratando a todos e a cada um de “Meu amor”, e agradecendo aos que lhe ofertavam – ou não - alguma esmola com um: “Deus lhe pague”.
Seu nome era Maria do Céu Gomes de Melo, ou como era mais conhecida: “Ciriaca”.
Ciriaca  nasceu na localidade da Barra, em Jardim do Seridó, na data de 14 de março de 1932.  Seus pais foram o casal José Gomes (Zé Ovelha), e dona Joana de Melo.
Foi “junta” com um primo. Dessa união nasceu uma filha, de quem não se conhece o seu paradeiro.
Mesmo enfrentando a realidade de uma vida sofrida, aquela mulher esguia, de cabelos longos e olhos azuis sempre se mostrava alegre. Gostava de beber e fumar o seu inseparável cachimbo.


Certo dia, quando Ciriaca saía da área do ‘lixão municipal’, situado à margem esquerda da BR 427 no sentido Jardim do Seridó / Caicó - onde nos dias atuais existe um campo de futebol - local onde recolhia materiais de reciclagem para posterior venda, foi atropelada por um ônibus escolar. Faleceu no dia 5 de novembro de 1991.
O mesmo solo jardinense que lhe serviu de berço lhe serviu de túmulo.
Lamentável que até hoje não se tenha prestado nenhuma justa homenagem a essa pessoa que se durante toda sua vida foi pobre de recursos financeiros, foi rica de simplicidade, de bondade e de honestidade.
Ciriaca faz parte da história de Jardim do Seridó.

3 comentários:

RONALDO disse...

MUITO BOM BIRA;

SAUDADE DA INFANCIA NO VELHO MERCADO PUBLICO.

GRATO

RONALDO ARAUJO

Anônimo disse...

Realmente Bira você está certíssimo quando dia que os vultos populares de nosso município não são reconhecidos, principalmente por nossas autoridades, que preferem colocar em ruas e avenidas nomes de pessoas que nem conheceram Jardim do Seridó.
Aqui tem rua PRESIDENTE KENNEDY, SANTOS DUMONT e CASTELO BRANCO. Só não tem ruas com o nome de CIRIACA,PAULINHO CHAPELEIRO,ZÉ BRAÚNA, ANTONIO VALETE, DONA NATÉRCIA e outros e outras que foram e serão sempre parte importante da história do nosso município.

Anônimo disse...

muito bem lembrado da finada Ciriaca