A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

domingo, 5 de março de 2017

POESIA POPULAR NORDESTINA

Conta-nos o poeta e cantador repentista José Alves Sobrinho, no seu excelente livro 'Cantadores, Repentistas e Poetas Populares' (Ed. Bagagem, 2003, Campina Grande/PB), que, certa feita, cantava Pinto do Monteiro com Lourival Batista um desafio, quando, em determinado momento, o velho Pinto escorregou numa pronúncia, trocando o vocábulo diplomacia por 'deplomacia'. Aí Lourival não deixou passar, fazendo logo a correção, a que o outro replicou à altura. Veja como se deu e se desenrolou a peleja:
Almir Lyra

Pinto do Monteiro:
Lourival você é mesmo
Um bamba na cantoria
Pois, tanto tem improviso
Como tem muita teoria
Porém para os companheiros
Lhe falta 'deplomacia'.

Lourival Batista repeliu:
Você tem muita poesia
Como em outro eu nunca vi
Porém o seu português
É fraco pelo que ouvi:
Dizendo o 'deplomacia'
Tire o 'e' e bote 'i'.

Pinto do Monteiro desculpou-se dizendo:
Troquei o 'e' pelo 'i'
Fiz nas letras a mistura
Mas o colega desculpe,
Não é falta de cultura,
Pois tudo isto acontece
A quem não tem dentadura.

Lourival Batista insiste:
Lourival não lhe censura
Por pronunciar assim
Mas se é por falta de dentes
Bote outros de marfim
Pra não errar outra vez
Que vier cantar 'com mim'.

Aí Pinto do Monteiro pegou firme no descuido:
Agora eu achei ruim
A frase do meu amigo
Onde foi que você viu
Com mim em vez de comigo?
Eu disse 'deplomacia'
Mas uma dessas não digo.

Nenhum comentário: