A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A INTERIORIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO RN


As populações metropolitanas e as de um expressivo número de cidades brasileiras estão sendo fustigadas por um fato que, a cada dia, vem trazendo-lhes ansiedade e angústia: A EXPLOSÃO DA VIOLÊNCIA. No Rio Grande do Norte, a criminalidade grassa com força de epidemia.

E esta afirmação não é uma figura de retórica, eis que o estado apresentou um crescimento de cerca de 150% no número de homicídios entre 1997 e 2007. A constatação é resultado de uma pesquisa do Instituto Sangari, de São Paulo. O incremento deixa o RN em 7° lugar no ranking das unidades federativas brasileiras onde mais aumentou a quantidade de assassinatos, com um salto de 237 para 594 crimes.

Estudos recentes, como o Mapa da Violência 2010, comprovam, também, que a violência, no Rio Grande do Norte, não está mais limitada aos grandes centros urbanos, mas se alastrou pelo interior e chegou até mesmo a pequenas comunidades com igual virulência. Esta é uma circunstância especialmente preocupante.

Quem considerava que morar no interior era garantia de tranquilidade e segurança já não pode mais pensar assim. A violência que antes preocupava apenas a população de Natal e de algumas outras grandes cidades se estendeu por todo o estado.

As delegacias estão sucateadas, falta efetivo policial e os poucos agentes ativos estão sobrecarregados. É inaceitável que o Estado não cumpra o dever básico de proteger os cidadãos das ações dos criminosos. O descaso dos governos federal e estadual levou o Rio Grande do Norte a ocupar uma triste estatística.

Por exemplo, os novos números confirmam Caraúbas, distante 72 km de Mossoró, como uma das cidades mais violentas do Brasil durante o período que compreende os anos de 1997 e 2007. A cidade oesteana ficou com a posição de número 190, à frente de cidades como Fortaleza, capital do Ceará.

Os levantamentos mais recentes também confirmam um aumento assustador nas taxas de homicídio entre a população jovem de até 19 anos, a idade com que as pessoas tentam ingressar no mercado de trabalho. O RN, conforme mostra o instituto Sangari, é o 6º mais violento entre a faixa etária jovem, com um aumento, em 10 anos, de 140,9%.

OUTROS NÚMEROS TAMBÉM PREOCUPAM O RN:

—— Nos últimos seis anos, a Região Metropolitana de Natal (RMN) registrou 2.534 homicídios. Só de janeiro a outubro do ano passado, foram registrados 534 crimes contra a vida na Região. Os dados são do Instituto Técnico – Científico de Polícia Civil (Itep/RN).

—— O Rio Grande do Norte ocupa o quarto lugar no ranking nacional de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes. O relatório do Disque 100 aponta que, entre maio de 2003 e abril de 2010, o Estado registrou 2.866 denúncias, o que representa 95,1 denúncias para cada grupo de 100 mil habitantes.Fica atrás do Distrito Federal (122,2), Mato Grosso do Sul (104,8) e Maranhão (104,5).

Para que a epidemia da violência no Rio Grande do Norte comece a ser debelada com sucesso e as estatísticas recuem a patamares aceitáveis, indispensável investir, com a consistência e a urgência que se impõem, no aumento efetivo das forças de segurança, treiná-las e equipá-las à altura da tarefa de tornar mais segura a nossa geografia, declarar guerra, aberta e sem quartel, ao tráfico e ao consumo de drogas. E garantir punições exemplares aos transgressores de todos os calibres e condições. Para tal, a cooperação entre os governos federal, estadual, municipal e a sociedade é fundamental. É o tipo de desafio que exige a união de todas as forças.

(Por Murilo Medeiros)

Publicado no Site do Senador José Agripino

...............................................................

Nenhum comentário: