A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

JAPÃO: LIÇÃO DE VIDA PARA O OCIDENTE

DEZ COISAS A SEREM APRENDIDAS COM O JAPÃO:


1 – A CALMA - Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.


2 – A DIGNIDADE - Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.


3 – A HABILIDADE - Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.


4 – A SOLIDARIEDADE - As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.


5 – A ORDEM - Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.


6 – O SACRIFÍCIO - Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukúshima. Como poderão ser recompensados?


7 – A TERNURA - Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.


8 – O TREINAMENTO - Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.


9 – A IMPRENSA - Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.


10 – A CONSCIÊNCIA - Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.


NENHUM ARRASTÃO, CONTRA O POVO ou PARA ROUBAR O COMÉRCIO.


(Parte de um e-mail enviado pelo primo Antonio Viegas, sobre o comportamento do povo japonês após o terremoto que atingiu rcentemente a 'terra do Sol Nascente'.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Bira! Por que será que este tipo de comportamento não acontece em países de religiosidades monoteístas originadas no Oriente Médio (maioria cristã ou maometana), onde se pregam tanto os Mandamentos da Lei e Deus? Será que só existe Satanás por aqui?

Que maravilha é a vida!! disse...

Bira, morei durante 8 anos no Japão, e posso te garantir que nunca vi país mais civilizado neste mundo. Todo brasileiro deveria passar pelo menos 6 meses num país assim para ver se repete que o Brasil é o melhor país do mundo!! Podemos ter até um povo caloroso, mas na hora do vamos ver, é cada um pra si e Deus pra quem for mais rápido!!