A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EMPARN APRESENTARÁ SEUS ANIMAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS AOS AGRICULTORES E AO PÚBLICO NA FESTA DO BOI 2011

Empresa terá um estande, juntamente com a EMATER-RN e a SAPE, fará o tradicional leilão e participará de torneios leiteiros e julgamentos de pista nas raças Pardo-Suiça, Gir, Guzerá e Sindi.


Como acontece todos os anos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estará participando da Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A 49ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas começa no sábado, dia 8 de outubro, e prossegue até o sábado seguinte, dia 15, com leilões de animais todas as noites, torneios leiteiros, exposição e venda de animais como bovinos, caprinos, ovinos, equinos e, ainda, de máquinas e implementos agrícolas, além de shows musicais, com expectativa de atrair nos oito dias cerca de 350 mil pessoas, mantendo assim a tradição de ser uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste.
Também serão realizados dois julgamentos rankeados, a 1ª Nacional Norte/Nordeste da Raça Guzerá e a XXVI Exposição Nacional da Raça Pardo Suíça, esta última com a participação de animais do plantel da EMPARN, considerado um dos melhores rebanhos do Nordeste. Pela primeira vez em Natal, participará como juiz o Dr. Myke Moyers, presidente da associação americana de criadores de gado pardo-suiço. A Empresa de pesquisa do RN, além do tradicional leilão no domingo (9) às 19 horas, onde ofertará 23 animais de alto valor genético, entre bovinos e muares, contando com a participação de outros selecionadores convidados, disponibilizará ainda animais nos leilões das raças Sindi, Guzerá e Pardo Suíça, além do Shopping do Guzerá leiteiro.
A EMPARN terá participação nos Torneios Leiteiros das raças zebuínas, com vacas Gir e Guzerá, manejadas em seu Centro Vocacional Tecnológico de Bovinocultura Leiteira (CVTBL-RN) de São Gonçalo do Amarante. Na Fazendinha, onde a Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca instala sua estrutura com as empresas e órgãos vinculados, a pesquisa e a inovação serão o momento forte da EMPARN. Entre alguns destaques a área de biotecnologia, com apresentação de mudas resistentes, a utilização de óleos naturais no controle de pragas, a fabricação de móveis com as madeiras do Nim e de Acácias, a apresentação de instalações rústicas para caprinos e ovinos, com exemplares das raças nativas Morada Nova (ovina) e Canindé (caprina). Também divulgará o calendário 2011, do Circuito de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar, que começará no período de 17 a 20 de outubro, logo após a Festa do Boi, com enorme número de parceiros e que terá como tema a "Construção da Rede Potiguar de Transferência de Tecnologias para a Agricultura Familiar".
Na Festa do Boi 2011, a EMPARN terá um momento especialmente preparado, com plantio realizado há mais de 60 dias dentro da Fazendinha, da sua mais nova cultivar, o Milho Potiguar. O lançamento oficial dessa variedade acontecerá na exposição. A nova variedade de milho para a agricultura familiar do Nordeste brasileiro, tem como suas principais características a polinização aberta, o ciclo precoce demonstrado ao longo dos últimos anos de testes em oito ciclos de seleção, uma boa adaptabilidade e estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, sendo totalmente tolerante às principais doenças.
A pesquisa, realizada por equipe da área de produção vegetal da EMPARN, ainda revela espigas com padrão comercial para o consumo in natura (milho verde),sendo também indicada para essa finalidade. O estande estará aberto durante todos os dias da Festa do Boi 2011, para visitação pública.
Texto: Assessoria de Comunicação da EMPARN

Nenhum comentário: