A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ANO ELEITORAL: TEM 'UNS DANADINHOS' LENDO... E RELENDO!!!

- BREVIÁRIO DOS POLÍTICOS –
Giulio Mazarrino*

<<<<<      >>>>>
“Nunca aceites certos empreendimentos que trazem consigo grande aflição, pouco lucro e pouquíssima glória.”

“Não aumentes nunca o rigor sobre seus súditos, se não aumentas as graças na mesma proporção, porque serias zombado ou malquisto. Enquanto que ao promover ambas as coisas farias uma bela mistura de amor e ódio.”

“Não te irrites por conferenciar com homens comuns e plebeus. Estes, dominados pela cortesia, sobretudo se vier acompanhada de algum suborno monetário, arrancam suas vísceras, e não mantém nada oculto.”

“Não é pouco útil familiarizar-se com os amigos, filhos, pajens, criados e servidores do patrão, os quais facilmente poderás ganhar com donativos e extorquir-lhes muitas informações.”

“Espalha que nunca em teus dias prejudicaste alguém: e que, todavia, unicamente por esta tua angelical inocência, esperas a coroa do Altíssimo, e passa pela vista muitos sucessos repentinamente inventados.”

“Se deves se vingar, que o faças por meio de um terceiro: e isto, incógnito.”
<<<<<      >>>>>

LivroBREVIÁRIO DOS POLÍTICOS’. Escrito pelo Cardeal, Primeiro Ministro da França e Tutor do Príncipe Luis – futuro Luis XIV – Giulio Mazzarino (também conhecido como Jules Mazarin), nasceu em 1602 na Itália e faleceu na França, em 1661.

* * * * * * * * * *

- O PRÍNCIPE -
Nicolau Maquiavel*

<<<<<     >>>>>
“Numa província diferente por sua língua, costume e leis, faça-se o Príncipe de chefe e defensor dos mais fracos, e trate de enfraquecer os poderosos da própria província, além de guardar-se de que entre por acaso um estrangeiro tão poderoso quanto ele.”

“É tão grande a distância entre o modo como se vive e o que se deveria viver que, aquele que deixar o que faz para agir como deveria, aprende, antes a se perder que a se conservar; porque quem quiser fazer profissão de bondade não pode evitar sua ruína entre tantos que são maus. Assim, é necessário ao Príncipe, que se queira manter, que aprenda a ser mau, e que use ou não de sua maldade segundo a necessidade.”

“As injúrias devem ser cometidas todas ao mesmo tempo, de modo que, sendo sentidas por menos tempo, ofendam menos. As vantagens, por sua vez, devem ser concedidas gradualmente, de forma que sejam apreciadas.”
<<<<<      >>>>>

Livro ‘O PRÍNCIPE’. Escrito pelo político e pensador Nicolau Maquiavel, (ou Niccolò Machiavelli). Maquiavel nasceu em Florença, Itália, em 3 de maio de 1469 e faleceu em 21 de junho de 1527.

Nenhum comentário: