A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESTÁ DIFÍCIL PARA O DEPUTADO HENRIQUE ALVES (PMDB/RN) MANTER NO CARGO O DIRETOR GERAL DO DNOCS

O Palácio do Planalto deixou bem claro ao PMDB que o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes Neto, terá de deixar o governo. A mudança acontece após publicação de reportagem do Globo que o acusa de direcionamento de verbas de Defesa Civil para seu estado e de desvios de R$ 312 milhões. O vice-presidente Michel Temer negocia a troca no Dnocs para evitar uma crise com o PMDB na Câmara, pois Elias é afilhado do líder Henrique Alves, que rejeita a substituição. O ministro da Integração, Fernando Bezerra, que também é acusado de favorecimento político para seu estado, confirmou que mudará todas as diretorias do Dnocs, além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Para Henrique Alves, não há motivos para a substituição do seu afilhado político para o comando da autarquia, já que todas as irregularidades apontadas pelo relatório da CGU no Dnocs foram esclarecidas pelo ministro da Integração Nacional. O líder peemedebista embarcou para Brasília, segundo ele, para acompanhar uma audiência da governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), no Ministério das Cidades.

O relatório da CGU, concluído em dezembro de 2011, revela uma sucessão de pagamentos superfaturados, contratos com preços superestimados e "inércia" da direção do órgão para sanar irregularidades que prosperaram ao longo da última década. A CGU também aponta "concentração significativa" de convênios para ações preventivas de Defesa Civil no Rio Grande do Norte, estado do diretor-geral do Dnocs. Os dois negam favorecimento do órgão.

Nenhum comentário: