A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

domingo, 29 de janeiro de 2012

LEMBRANDO UM VELHO AMIGO QUE PARTIU

Jardim do Seridó - RN

Estava no 'Principado dos Viegas' e somente  no final da noite de ontem (28) é que  retornei para terras jardinenses. Retorno e recebo a triste notícia   da morte - por suicídio - do velho e querido amigo João de Souza Soares (81), ou melhor  'Seu João Grande', acontecida na noite da sexta-feira, em Caicó,  onde o mesmo residia atualmente.
Conheci-o justamente no bar cuja foto ilustra a presente postagem. (antigo Bar do Epitácio, hoje de propriedade do comerciante caicoense, Ari Viola).
Como resido nas proximidades  desse bar, e Seu João Grande, residiu por vários anos nas vizinhanças do mesmo (primeiro no Abrigo Dispensário e depois na casa de uma das suas filhas), nossos encontros eram  quase que diários. Era hora  'prum dedo de prosa'!
Certo dia, Seu João Grande resolve ir morar no abrigo do município de Cruzeta e me pede:  'Bira, se não for incômodo você pode me levar até Cruzeta, que eu quero passar uns tempos por lá?
De pronto atendí o amigo. Ao deixa-lo no abrigo, ficou meu pedido:  - Seu João... Eu sei que o senhor não vai demorar muito tempo aqui e vai querer voltar pra Jardim do Seridó. Nesse dia, me telefone que eu terei o máximo prazer de vir busca-lo. E assim aconteceu. Poucos meses  depois atendo o celular e escuto o velho amigo: 'Ei... Bira... é João Grande! Você ainda pode vir me buscar aqui em Cruzeta?'
Respondo: - Já estou na estrada!
E Seu João Grande retornou para Jardim do Seridó, dessa vez para residir na casa de uma das suas filhas.
No ano passado seu João resolveu mais uma vez deixar o solo jardinense se mudando para o solo caicoense, passando à residir no bairro vila Altiva, em casa de um dos seus parentes. Justamente o local onde resolveu antecipar sua última viagem. 
A última vez que o avistei foi aqui mesmo em Jardim do Seridó, onde o mesmo tinha vindo rever os amigos e 'gastar uns dedos de prosa'.
Para mim e  para os seus inúmeros amigos fica a saudade. Para os familiares a dor da perda do ente querido.
E que Deus o acolha no seu Reino da Graça.
Até um dia meu velho amigo!
Bira Viegas

Um comentário:

Carlos Fernandes disse...

É uma pena que um amigo se vá assim, de maneira tão brutal e por vontade própria!