A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"CAUSOS"

- O BOM HUMOR DE 'ZÉ SANTANA'  (*) -

<<<<<     >>>>>
Na frente da usina dos Medeiros, toda noite havia uma 'bulandeira', na qual Zé Santana estava sempre presente. Nessa época a casa de Mestre Cícero estava com algumas rachaduras na frente. Mestre Cícero estava dizendo que ia vendê-la. ouvindo indagou: "Vender o que? Aquele mapa do Brasil?"

<<<<<     >>>>>
Zé Santana estava em frente da firma Medeiros & Cia, quando  'L. P.' saiu com um pacote de dinheiro debaixo do braço. Zé admirou-se com tamanho pacote. 'L' brincando disse: "Eu lhe dou tudo se você der o c... a fulano (cujo nome devo omitir), que era conhecido por ter o p... muito grande. Zé Santana disse: "Me dê pra eu entregar a minha viúva."

<<<<<     >>>>>
Na usina dos Medeiros, onde sempre ia, um funcionário reclamava que a sua mulher era muito gorda, tinha problemas cardiacos e, apesar dos 'regimes', não tinha jeito de emagrecer. , ouvindo, sugeriu: "Também comendo na sua casa! Mande ela passar uma semana lá em casa que lhe devolvo num envelope!".

<<<<<     >>>>>
Certa vez, compareceu à Caern, com o talão de pagamento, reclamando que a conta estava alta demais, dizendo: "Taí o talão, vá desligar. Vou fazer a ligação com água mineral que fica mais barato!"

<<<<<     >>>>>
Após fazer a barba, Zé Santana estava numa esquina quando um viajante perguntou onde encontraria uma barbearia. Ele falou: "Siga o rastro de sangue que você vai bater lá!"

<<<<<     >>>>>
Passando na mercearia de Jesuíno, comprou um jerimum caboclo muito grande e mandou Nina (sua esposa) cozinhar. Quando estava pronto ele disse que o jerimum era ensuado. No outro dia Jesuíno perguntou se era bom. respondeu: "É bom pra fazer irrigação. Nina tirou duas latas d'água, fora as duas vezes que apagou o fogo!"

<<<<<     >>>>>
Um dia comprou uma galinha na feira e vinha para casa, quando lhe perguntaram se a galinha era velha. respondeu: "Eu esqueci de pedir o registro de nascimento'.

<<<<<     >>>>>
Em conversa com Enecy Azevedo disse que estava muito satisfeito com o namorado de uma das suas filhas, por ser muito educado.
- Cheguei ontem  em casa, dei boa noite e ele respondeu: 'Diga bicho.'
<<<<<     >>>>>
(*) Zé Santana
José Batista de Santana nasceu em Parelhas (RN) no dia 15 de novembro de 1915 e faleceu em Jardim do Seridó onde viveu grande parte da sua vida. Foi agricultor, padeiro, ferreiro, soldador, rádio-técnico e cambista de jogo-do-bicho.
Faleceu em Jardim do Seridó no dia 21 de outubro de 1996.

Retirados do livro VULTOS POPULARES DE JARDIM DO SERIDÓ, de autoria do professor José Nilton de Azevêdo. Publicado no ano de 1998, pela Informat - Jardim do Seridó - RN.

Um comentário:

Prof. Carlão disse...

Valeu, amigo, como lembrança do sempre bem humorado Zé Santana e também como referência ao saudoso e abnegado pesquisador da história jadinense, José Nilton de Azevêdo!