Os 'causos' (*) que relato abaixo são frutos do bom humor e da capacidade de pronto raciocínio de um dos mais conhecidos 'Vultos Populares' do município de Jardim do Seridó - RN.
Seu nome era Paulino Januário de Maria, mas se tornou conhecido - e querido - pela população jardinense como "Paulino Chapeleiro". Nasceu no município de Caruaru (PE), na data de 04 de junho de 1891 e faleceu em Jardim do Seridó na data de 02 de setembro de 1978.
---------------------------------------------------
<<<<< >>>>>
Paulino Chapeleiro ia constantemente ao café de “Lica”, local de encontro para bate-papo. Ali estava, quando chegou uma mulher pedindo para pagar uma tapioca. Paulino olhou para ela e disse: “Como é que a senhora nova e bonita, pedindo esmola na rua? Seu marido não lhe dar de comer?”
Ela respondeu: “O meu marido só vive bêbado, não faz nada.”
Ele replicou: “Olhe, é por que já sou velho e viúvo, senão eu ia lhe pedir para se juntar comigo”.
A mulher perguntou: “A sua mulher morreu de quê?”
“De fome”. Concluiu Paulino.
<<<<< >>>>>
Tudo que Paulino dizia ter acontecido com ele, um velho conhecido por "Meu Branco”, falava que aconteceu também com ele.
Um dia Paulino estava conversando com Enecy quando "Meu Branco" chegou. Paulino, pra ver a reação do velho, disse: “Eu dei muito desgosto aos meus pais, por ter dado muito o c...”
"Meu Branco", ouvindo, confessou: “Eu não dei não, mas levei muitas cantadas!”
<<<<< >>>>>
Em viagem a Caicó, num ônibus, Paulino sentiu-se mal. O cobrador que tinha visto pediu para que ele ficasse em pé. A crise passou. O cobrador lhe perguntou o que tinha acontecido. Paulino respondeu: “É porque eu vinha sentado em cima dos ovos”.
<<<<< >>>>>
Noutra viagem uma senhora sentou-se ao seu lado e, pedia constantemente para ela fechar as pernas. Aborrecido Paulino disse: “Feche você, que não tem o que quebrar. Eu tenho!”
<<<<< >>>>
Quando estava com a idade avançada Paulino costumava dizer que o seu nome era só ‘Lino’, pois o resto já tinha caído.
<<<<< >>>>
---------------------------------------------------------
(*) Causos publicados no livro "VULTOS POPULARES DE JARDIM DO SERIDÓ", de autoria do professor José Nilton de Azevêdo - Edição do Autor - Ano de 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário