A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

domingo, 8 de julho de 2012

O POETA, O POLÍTICO E O ADVOGADO

UM POUCO DE QUEM FOI RONALDO CUNHA LIMA

Ronaldo Cunha Lima nasceu na cidade de Guarabira, em 18 de março de 1936. Jovem mudou-se com a família para Campina Grande. Ronaldo formou-se em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas desde cedo a vocação para a política passou a marcar sua trajetória. Fez parte do Centro Estudantil Campinense, um verdadeiro celeiro de líderes políticos da região, chegando a ser vice-presidente da entidade.
No dia 5 de dezembro de 1993, quando era governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima atingiu o ex-governador Tarcísio Buriti com dois tiros na boca, em um restaurante de João Pessoa. Burity, seu adversário político, havia feito duras críticas ao então superintendente da Sudene Cássio Cunha Lima, em um programa de TV local.
Após o ocorrido, a Assembleia Legislativa da Paraíba rejeitou o pedido de licença, formulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para processar e julgar o governador, conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público no STJ. Burity ficou em estado grave, mas sobreviveu até 2003, quando morreu por falência múltipla dos órgãos.
Ronaldo Cunha Lima nunca chegou a ser punido pelo crime. Em 2007, já deputado federal, quando o processo seria remetido ao Supremo Tribunal Federal, renunciou ao cargo parlamentar, perdendo o direito ao foro privilegiado, e o caso voltou para a primeira instância da Justiça paraibana, e não foi julgado até hoje.

Trecho da reportagem: Morre em João Pessoa o ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, de autoria do jornalista Ivan Richard, repórter da Agência Brasil.

Nenhum comentário: