A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

sábado, 15 de setembro de 2012

A PIADA DO DIA


- QUESTÃO DE  GENÉTICA -
 
Zé Vaqueiro” era um negrão avantajado em tamanho e ignorância, nascido nos catingotes do Seridó do RN, e casado com uma cabocla da cor jambo,  de uma beleza que encantava toda região.
Eram moradores do ‘coronel’ Ramón Viegas dono de uma enorme propriedade de terras, cuja atividade principal era a criação de caprinos.
Ramón Viegas era filho de espanhóis e neto de alemães, e dos germânicos herdara a cor branca (quase albina) e os olhos claros.  
Certo dia Ramón Viegas recebe em sua casa a visita de Zé Vaqueiro e lá desenvolvem o seguinte diálogo:
- Coroné Viegas, pergunta o agregado: – por que eu sou nego, Zefa minha muier é nega e lá em casa nasceu um minino branquelo dos zoios azul igual os de vosmecê?
O fazendeiro começa a tossir engasgado e responde:
- Se preocupe não . Isso aí é negócio de genética.
- Que diabos é genética patrãozim?
- ... Genética é o seguinte:
Estás vendo aquelas cabras preta no meio das brancas. Elas nasceram daquela cor porque na família delas é possível que no passado tenha acontecido algum cruzamento com uma de cor, daí no futuro podem nascer cabras de cor diferente daquelas que a produziram. Entendeu?
 
Zé Vaqueiro tira o chapéu da cabeça, ergue os olhos pra o céu e com uma cara de poucos amigos responde.
 
- Intendi num senhor. Mas vamo fazer assim; de agora em vante o coroné para de enrabar a Zefa, que eu paro de enrabar suas cabras. Tamo cumbinado?
 
Enviada por: Janduy Azevedo

Nenhum comentário: