A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

BRASIL: EX-SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO É FAVORITO PARA PREFEITURA DE MANAUS

Desforra de Arthur abate Lula, Dilma e Alckmin
 
A um passo de se eleger prefeito de Manaus, ex-senador enfileira adversários: a presidente da República, o ex e até seu correligionário governador de São Paulo; os dois primeiros apoiaram Vanessa Graziotin; o tucano atacou o Polo Industrial de Manaus; superado o terreno traiçoeiro, Arthur Neto refundará PSDB ao lado de Aécio Neves.
-----------------------------------------------------------------
 
Arthur Virgílio Neto está de volta, em grande estilo, à cena política nacional. Todas as pesquisas apontam para a vitória dele, no domingo 28, frente a senadora Vanessa Graziotin, do PC do B, na disputa pela Prefeitura de Manaus. Confirmados os prognósticos, que apontam o tucano mais de 20 pontos porcentuais à frente da comunista, o ex-líder do governo Fernando Henrique no Senado assumirá papel estratégico no comando do PSDB. Ele dividirá com o senador Aécio Neves, que subiu em seu palanque na segunda-feira 22, o controle do partido no novo eixo de poder da agremiação – Minas Gerais-Amazonas.
Perde, com o retorno de Arthur Neto à ribalta partidária, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. De maneira extemporânea, em pleno primeiro turno da disputa, Alckmin atacou o Polo Industrial de Manaus, criando um inesperado problema de retaguarda para o candidato. Agora, com a questão superada, o troco será a forte aliança com o rival mineiro.
 
A vitória apontada pelas pesquisas também representará um verdadeiro prodígio frente às duas lideranças políticas mais populares do País: a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos com mais de 70% de índices de aceitação. No último final de semana, ambos subiram no palanque de Vanessa – "ela é do nosso time", disse a presidente Dilma --, mas o gesto não foi capaz, até agora, de mudar o quadro favorável ao tucano.
O esperado resultado das urnas concederá de volta a Arthur Virgílio um amplo espaço para ocupar no cenário nacional. A partir de seu mandato como senador, conquistado após ter ocupado a Prefeitura de Manaus, ele frequentou por oito anos, entre 2003 e 2011, todas as grandes articulações políticas dentro e fora do ambiente tucano. Seu notório aguerrimento foi útil, em diferentes ocasiões, para sustentar o discurso do governo e, também, do partido. Agora, quando as pesquisas apontam uma derrota do tucano José Serra em São Paulo, com o consequente enfraquecimento político de Geraldo Alckmin, Arthur Neto, com Aécio, terá novas condições de colocar seu talento político a serviço de uma nova ordem de poder dentro de seu partido.
 
Texto: Brasil247

Nenhum comentário: