A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CAUSO

-  'XEXÉU' E AS ARRIBAÇÃES -

Xexéu era doido por caça. Um dia, com umas cinco parelhas de arribaçães em uma sacola é surpreendido por um jovem fiscal do IBAMA. Além da apreensão e multa, o carinha desanca no pobre ancião (está passando os 80 e ainda bebe diariamente, sem ressacas).
O homem, depois de 15 minutos de lição de moral, termina com uma “afronta”:
- O senhor dessa idade, um predador em potencial, deveria ter mais vergonha e não infringir a lei ambiental. Merecia ser preso, mas vou relevar por conta de seus cabelos brancos.
Como bom combatente, Xexéu contra ataca:


- Já terminou meu jovem? O senhor deveria ter mais respeito com um ancião de minha idade. Me deu um carão no meio da feira, me expondo ao ridículo, em público. Estou desmoralizado, encabrunhado, capaz até de me matar, agora!
De nada adiantou a defesa do velho homem do bar. Além de perder os avoetes, ainda foi multado. Multa pesada, de milhares de reais que não vai pagar nunca, pois Xexéu não tem um pau para dar num gato, nem um gato para receber paulada.

<<<<<     >>>>> 

Do livro:  BERADEIROS, HERÓIS E PAPANGUS de autoria do jornalista ORLANDO RODRIGUES (Caboré). Impresso pela Netograf. Caicó (RN), julho de 2005.

- - - - - - - - - - - - - - - 
NOTA DO BLOG:
O Agente do IBAMA que efetou à lavratura dos Auto de Infração, Termo de Apreensão e Depósito, e o Termo de Doação foi nada mais nada menos do que o editor deste blog. 

Nenhum comentário: