A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quarta-feira, 9 de julho de 2014

JARDIM DO SERIDÓ-RN: A ÚLTIMA VIAGEM DE TOQUINHO. "O PEQUENO GRANDE HOMEM".

De Castelo dos Sonhos (PA) onde me encontro atualmente, acesso o meu facebook e sou surpreendido com uma postagem informando o falecimento em Jardim do Seridó do  velho e estimado amigo "Toquinho".
De estatura pequena (menos de i,5 metros) mas de uma personalidade e de um carisma que ultrapassava a altura de um jogador de basquete americano, Toquinho era só alegria e atenção a todos que tiveram a honra de privar da sua amizade. Grande contador de "causos", onde quase sempre o personagem principal era ele próprio o "Pequeno Grande Homem" costumava dizer: "Sou o único  brasileiro aposentado por nunca ter trabalhado".
Brincadeira da sua parte. Logo ele que tendo nascido em família pobre teve que batalhar e batalhar na guerra pela própria sobrevivência. Menino  "dava recado", rapaz "fazia rolo" e adulto foi cambista de jogo de bicho. Envelhecido... "trabalhava" marcando ponto nas vizinhanças do Quiosque do Márcio, localizado ao lado da rodoviária de Jardim do Seridó.


Tenho armazenado na memória vários causos que me foram narrados pelo amigo Toquinho, e que em breve, estarei publicando-os neste blog. Neste instante narro apenas um deles.
Certa vez Toquinho passava em frente a um dos bares localizados no centro da cidade jardinense acompanhado de um seu neto, também moreno e de pequena estatura como o avô, quando um médico da cidade, metido a engraçadinho, resolveu tirar onda com o "Pequeno Grande Homem" e ...
- Baixinho... Este 'meninão' aí é seu filho?
Resposta de Toquinho:
- "Seu" médico o senhor está com a vista curta? Não está vendo direito a cor e o tamanho do menino? É meu filho não... É filho do Oscar (jogador brasileiro de basquete).
Assim era Toquinho. Só alegria!
Alegria que hoje está animando o céu, enquanto aqui na terra  sua ausência nos enche de tristeza e saudade.
Adeus amigo... e até um dia!
                                                     <<<<<>>>>>

Um comentário:

Anônimo disse...

Velho Touco. Vá com Deus,você sempre será lembrado em Caicó.Tenho uma galeria só de gente do bem na sala da minha casa em Caicó,numa dessas fotos você está ao lado de Zé Pedro e Wellington, que com certeza já lhe receberam ai no Céu.Pituleira.