A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

quinta-feira, 31 de março de 2011

DEMOCRATAS PROPÕE REFORMA NA POLÍTICA BRASILEIRA

Caro amigo democrata,


Na última terça-feira, o Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania deram início a um proveitoso debate sobre a Reforma Eleitoral num encontro realizado em Brasília. O partido foi o primeiro do País a reunir todos seus líderes e parlamentares para sugerir mudanças no sistema eleitoral brasileiro. O tema já começou a ser debatido no Congresso Nacional, tanto no Senado quanto na Câmara. O Democratas conta como seus representantes nas Comissões que discutem o assunto, o senador Demóstenes Torres e o deputado Ronaldo Caiado.


Na reunião, o presidente da Fundação, ex-deputado José Carlos Aleluia, nos apresentou o resultado da pesquisa com internautas no site do partido e também com os próprios parlamentares sobre as regras de nossas eleições. O que temos como certo é a real insatisfação de todos com o sistema atual e a necessidade de mudanças. O debate foi longo e muito produtivo. Para aprimorar as discussões, o partido ainda convidou o cientista político, pesquisador da IUPERJ, Jairo Nicolau.


Será a partir dessas conversas que o Democratas formalizará, em breve, um documento com pontos consensuais sobre o tema para ser apresentado à sociedade. Em uma questão muito importante já temos um acordo inicial: o partido posicionou-se pelo fim das coligações proporcionais.


As sugestões apresentadas foram muitas e o debate seguirá intenso. Em mais de quatro horas, o partido debateu suas idéias com absoluta liberdade de opinião. Discutimos a introdução da lista pré-ordenada, do voto distrital, do sistema misto, do financiamento público, entre outros modelos. Nossa intenção é encontrar pontos de consenso, sempre por meio do diálogo e do livre debate.


Em novas reuniões que iremos fazer pelo País, vamos ouvir conversar e buscar saber que mudanças são exigidas pela sociedade com relação ao atual sistema político. Nosso objetivo é apresentar e tentar fazer valer as propostas que possam atender aos anseios do Brasil.


Um abraço cordial,


José Agripino


Presidente Nacional do Democratas

Nenhum comentário: