Jardim do Seridó/RN - Retornando de Carnaúba dos Dantas, e como de costume encerrando minha 'diversão etílica de final de semana', no bar de Antonio Imaculada, tomo conhecimento através das palavras do querido amigo Chico de Manoel de Rita (sanfoneiro dos bons das terras de Conceição dos Azevedos), de um fato que fez aumentar a taquicardia deste velho blogueiro.Segundo Chico de Manoel de Rita, o grande poeta popular e violeiro, Chico Mota (86) resolveu antecipar sua última viagem cometendo suicídio (por enforcamento) na manhã deste domingo (5), em sua própria residência localizada no município de Caicó/RN.
Choque inicial: o velho questionamento seridoense: "É possível?", e a triste confirmação através de um rádio - imediatamente ligado - na rádio Rural de Caicó.
Em seguida, o sentimento de perda de um dos maiores talentos da poesia popular nordestina. A saudade de algumas das apresentações de Chico Mota, onde pessoalmente tive a honra de ouvir seus repentes, sua viola e ver sua humildade e simpatia pessoal.
Relaciono aqui alguns desses bons momentos que minha fraca memória ainda consegue registrar: pátio da Rádio Rural de Caicó (ver foto que ilustra esta postagem), clube Pingo D'água, restaurante de Quincas da rodoviária, em Caicó, Sindicato Rural e no bar do Epítácio em Jardim do Seridó.
Dizer mais o que?
Apenas lamentar sua inesperada partida e externar o sentimento de falta que fica, aproveitando para enviar aos familiares meus votos de profundo pezar, no momento em que rogo ao Pai Criador que acolha 'o velho poeta', em seu Reino da Glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário