A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

VALEI-ME, PROFESSOR SATURNINO! (*)

MEU DEUS!
 SE A SEDE É ASSIM... IMAGINA AS FILIAIS!

(*) Professor José Saturnino.
José Saturnino de Oliveira Paiva foi o mais autorizado professor de Língua Portuguesa em Natal.
Tendo nascido em Canguaretama,a 28 de novembro de 1901, foi diplomado pela Escola Normal de Natal em 1923. Lecionou primeiramente nas cidades de Nova Cruz, Jardim do Seridó e Parelhas, ocupando algumas vezes o cargo de diretor. Foi então convidado a dirigir o Grupo Escolar “João Tibúrcio”, em Natal, aceitando e dirigindo o referido grupo escolar por muitos anos.
Foi também professor no Atheneu Norte-Rio-Grandense, naEscola Normal de Natal e no Centro de Instruções AlmiranteTamandaré. Também criou e dirigiu, no bairro do Alecrim, em Natal, uma escola com primário e preparatórios para concursos públicos, exame de admissão e artigo 91. Para ajudar seus alunos a entenderem suas lições, escreveu e publicou alguns livros, dentre os quais “Bate-Papos: Assunto – o Vernáculo”, publicado em 1954 pelo Departamento de Imprensa.
A fama dele como autoridade em Língua Portuguesa tornou o seu nome sempre comentado. O radialista João Machado, quando errava uma palavra em seu programa esportivo “Curruchiado”, exclamava: “Valei-me, professor José Saturnino!”
O professor José Saturnino faleceu em Natal, a 03 de março de 1980.

Nenhum comentário: